vidro

temperado

VIDRO TEMPERADO

O vidro temperado é o vidro que passou por tratamento térmico (têmpera) para modificar suas características comoa dureza e resistência mecânica.

UTILIZAÇÃO DO VIDRO TEMPERADO

Devido a suas características, este vidro ao ser quebrado se estilhaça em inúmeros pedaços pequenos o que o torna-o menos susceptível a causar ferimentos nas pessoas. Ele é de grande utilidade em termos de segurança. É frequentemente utilizado nas janelas laterais e traseiras dos automóveis, além da estar em diversos utensílios de cozinha como panelas ("Pyrex"), prateleiras das geladeiras, pratos e alguns copos também são feitos com vidro temperado.

FABRICAÇÃO

O vidro temperado é normalmente feito a partir do vidro comum (não temperado), a partir de um processo térmico. Este é aquecido a uma temperatura pouco superior a sua Temperatura de transição vítrea. Logo após, jatos de ar frio de alta pressão são acionados sobre a superfície do vidro a partir de bocais localizados em posições que promovam uma taxa de resfriamento na superfície muito maior do que em seu interior.

As paredes do vidro se solidificam e o seu interior ainda está em estado pastoso. Ao se solidificar completamente e voltar à temperatura ambiente, terá acumulado um estado interno de tensão e compressão simultâneas. [1] [2]

O processo químico alternativo à têmpera térmica é o de troca de íons onde uma lâmina de vidro com pelo menos 100 µm é imersa numa tanque de nitrato de potássio derretido. O processo força os íons do nitrato de potássio aos óxidos de sódio do vidro. A têmpera química resulta num vidro de extrema rigidez mecânica ao preço de uma rigidez térmica menor quando comparado ao vidro temperado comum, sendo utilizado quando é necessária a têmpera de vidros moldados em formas complexas.[1]

COMO CALCULAR O PESO DO VIDRO FLOAT

Largura x Altura x KG da espessura = peso do vidro.

Ex.:Um vidro de 6mm  1000 x 1500 =  1,50m² x 15 kg = 22,5 KG

TABELA DE PESO:

01mm = 2,5kg

03mm = 7,5kg
04mm = 10kg
05mm = 12,5kg
06mm = 15kg
08mm = 20kg
10mm = 25kg
12mm = 30kg
15mm = 37,5kg
19mm = 47,5kg